O diretor do Fórum da Comarca de Rio Tinto, Judson Kildere, ministrou mais uma palestra do Projeto ‘Fazendo Direito’, desta vez para mais de 300 alunos e alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônia Luna Lisboa, localizada no centro do município. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira (26), com o objetivo de esclarecer aos estudantes do Ensino Fundamental II – jovens entre 10 a 15 anos de idade – e todo corpo docente, sobre os diversos temas do Direito, a exemplo do uso das drogas e seus efeitos nocivos que essa prática causa aos usuários.
Titular da Vara Única de Rio Tinto e com competência na área da Infância e Juventude, Judson Kildere recebeu o convite para realizar a palestra da secretária de Educação de Rio Tinto, professora Marielze Fernandes. Ela disse que os alunos e alunas são residentes da zona urbana e das diversas áreas da zona rural de Rio Tinto e aldeias indígenas, Areia Branca, Barra de Mamanguape, Boa Vista, Cajarana, Campartii, Capim Azul, Jaraguá, Sítio Maracujá (Salema), Sítio Piabussu, Sítio Rio do Branco, Aldeia Indígena Silva de Belém, Sítio Patrício e Sítio Taberaba.
Durante sua palestra, o juiz alertou que a entrada no mundo das drogas possui inúmeras consequências maléficas e danos fatais e, por vezes, leva ao cometimento de infrações penais e suas danosas consequências.
“Tivemos a oportunidade de dialogar com alunos e alunas do 6º a 9º ano sobre o uso nocivo dos diversos tipos de drogas e as implicações legais em relação ao uso dessas substâncias entorpecentes. Acreditamos que mais uma vez exercemos nosso trabalho de cidadania, levando o Judiciário às comunidades, conseguimos atingir o nosso objetivo de especificar quão é importante o trabalho da escola na formação de novos cidadãos e cidadãs”, comentou Judson Kildere.
Ainda segundo o magistrado, os jovens estão em importante processo de desenvolvimento intelectual e social, sendo imprescindível um debate que promova o senso crítico e os faça serem agentes de transformação em suas respectivas comunidades. Segundo a técnica judiciária do Fórum de Rio Tinto, Jailza Hortêncio da Silva, no ano passado o juiz Judson Kildere promoveu a primeira palestra do Projeto ‘Fazendo Direito’ também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luna Barbosa.
Por Fernando Patriota