As Prefeituras de Mamanguape, Rio Tinto, Itapororoca e Cuité de Mamanguape emitiram nota de esclarecimento informando que nenhuma dose de vacina AstraZeneca foi aplicada fora do prazo de validade em seus munícipes.
“Recebemos no dia 01/03/2021 da 1ª Gerência Regional de Saúde-PB, 300 doses da vacina com lote 4120Z001 (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz), com vencimento em 29 de março, citado na matéria, informamos que as doses recebidas no município do referido lote, foram todas aplicadas dentro do seu prazo de validade, no tempo oportuno ao público alvo sem nenhum dano ao usuário”, esclareceu o município de Mamanguape, em relação a reportagem do jornal Folha de São Paulo de sexta-feira (2), onde se referia que vacinas AstraZeneca fora do prazo de validade teriam sido aplicadas por vários municípios brasileiros.
Por sua vez, a Secretaria de Saúde de Rio Tinto informou que o município recebeu 230 doses também do mesmo lote em 1º de março, porém todas as doses foram aplicadas nos dias 3, 4 e 5 de março, em drive-thru na Praça João Pessoa, ou seja, antes do vencimento em 29 de março. A pasta ainda afirmou que o usuário pode consultar no seu cartão de vacinação todas as informações referentes ao lote, fabricante e dose que recebeu.
Também em nota, as Prefeituras de Itapororoca e Cuité de Mamanguape esclareceram que não houve recebimento ou aplicação de doses da vacina contra Covid-19 após o prazo de vencimento.
Ambas as prefeituras reafirmaram que as doses enviadas pelo Governo do Estado são aplicadas imediatamente, e as equipes de vacinação seguem um rígido protocolo com checagem da data de validade de todos os imunizantes antes da aplicação.