Em 2024, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) completa 21 anos de existência no país e, desde 2017, também é uma realidade no município. O programa existe desde o ano de 2003, mas até 2016 ainda não havia sido implementado em Mamanguape, o que só ocorreu no ano de 2017.
Na última quinta-feira (25), as Secretarias de Agricultura e Assistência Social estiveram mais uma vez no bairro do Areal, em mais uma entrega do PAA. “É um programa riquíssimo que beneficia quem produz o alimento e ajuda a escoar a produção, e na outra ponta quem mais precisa, que hoje puderam receber batata-doce, macaxeira, goma para tapioca e os Bolos das Marias, produzidos por mulheres do campo a partir de um curso ofertado pela Secretaria de Agricultura do município”, disse a prefeita Maria Eunice.
No final do ano passado, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município, lançou o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos, com apresentação de projetos contemplados que somam mais de R$ 980 mil pelo Governo Federal. Somente em 2023, foram entregues quase 200 mil kg de produtos advindos do campo.
Em 2022, Mamanguape foi a única cidade da Paraíba a continuar gerenciando propostas de agricultores familiares que ainda têm saldo no Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB. Já em 2021, foram geridos 118 projetos, que somaram mais de R$ 750 mil em investimentos, totalizando cerca de 600 toneladas de alimentos.
As ações são capitaneadas pelas Secretarias de Agricultura e Assistência Social e garantem segurança alimentar para milhares de famílias do município. Os projetos são elaborados pelos técnicos da agricultura e a logística de entrega é feita pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).