O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta segunda-feira (04) o fechamento temporário da Orla, o que inclui as atividades na faixa de areia e nas calçadas, além da suspensão temporária de atividades nos Parques da Lagoa e Parahyba. A determinação, tomada em função do crescimento no número de casos da doença e das novas internações na rede de saúde, é válida até o dia 18 deste mês, e visa fortalecer o isolamento social na capital paraibana.
Estão incluídas na restrição as atividades de caminhada e de corrida nas ciclofaixas adjacentes a toda extensão da Orla de João Pessoa, que vem reunindo um grande número de pessoas nos últimos dias. O mesmo diz respeito ao funcionamento dos parques.
De acordo com estudos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, o número de registros confirmados do novo coronavírus cresceu de forma acelerada, saindo de 2 registros diários no início de abril para mais de 60 casos por dia em maio, quantitativo 30 vezes maior. A demanda por internações também apresentou aumento de 160% em UTIs e 80% nas enfermarias apenas no último final de semana, com quase 60% de leitos ocupados por pacientes que não residem em João Pessoa. A capital chegou a 36 mortes por Covid-19.
O prefeito Luciano Cartaxo explicou que a restrição da circulação de pessoas será coordenada pela Guarda Municipal, Sedurb e Semob. Um pedido também foi encaminhado à Polícia Militar para contribuir com o cumprimento das medidas, que passam a valer em caráter educativo ainda na tarde desta segunda-feira (04).