A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu nesse domingo (5), em todo o Brasil, e o bolero de ravel, tocado por Jurandy do Sax durante o pôr do sol na Praia de Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, foi destaque.
Em uma das questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a apresentação de Jurandy, sucesso há mais de 20 anos, é tema da seguinte pergunta:
“O sol começa a descer por trás da vegetação da Ilha da Restinga, na outra margem do Rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem as primeiras do Bolero, do compositor francês Maurice Ravel, executadas pelo saxofonista Jurandy. É assim o pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo. Depois do Bolero, Jurandy toca Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Meu Sublime Torrão, de Genival Macedo, espécie de hino não oficial da Paraíba.
A interpretação musical de Jurandy do Sax, codinome de José Jurandy Félix,a presenta um repertório caracterizado pela
A) inter-relação de referências estéticos aparentemente distanciados.
B) valorização de músicas que revelam mensagens de serenidade
C) consagração do repertório erudito como cultura dominante
D) iniciativa de estímulo à vocação turística da cidade
E) divisão hierárquica entre gêneros e estilos musicais“
A resposta correta seria a letra ‘A’.
O espetáculo da natureza e as apresentações de Jurandy atraem milhares de turistas à Praia do Jacaré. O artista reconhece a importância que tem para o turismo local.
“Pra mim, foi uma surpresa alegre. A gente vê o reconhecimento desse lugar, dessa atividade, desse atrativo turístico consolidado em nossa terra. Fiquei, sim, muito feliz de ter sido lembrado. E é um reconhecimento que vou levar no coração pra o resto da vida. Eu tenho consciência de que essa atividade tem atraído muita gente. Esse momento foi muito gratificante. Recebi ligações do Brasil inteiro. Pra mim, foi um momento fantástico poder, em vida, tá recebendo o que considero até uma homenagem”, declarou.
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns