Como já adiantou o Blog, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vai fazer testes de Covid-19 nos mamanguapenses. Os cidadãos serão submetidos a um teste sorológico, com coleta de sangue, para diagnóstico do IGG positivo. Isso indica se aquele indivíduo já possui anticorpos contra o coronavírus.
Leia mais:
Mamanguape participa de pesquisa sorológica sobre covid-19
Confira os dias e locais da pesquisa PrevCOV em Rio Tinto
Os participantes também vão responder a um questionário para saber se já foram diagnosticados ou não com a doença, se já foram vacinados ou não, qual imunizante tomaram, entre outras coisas. A pessoa assina um termo de consentimento e os dados serão mantidos sob sigilo.
Na Paraíba, o laboratório Hermes Pardini vai ficar responsável pelo trabalho de coleta, armazenamento e embarque das amostras, que serão analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em São Paulo.
A pesquisa será realizada em todo o país, em 211 mil pessoas, em 62 mil domicílios de 274 cidades. As equipes vão estar caracterizadas com a farda que terá o nome da pesquisa, PrevCOV, crachá e jaleco branco do Hermes Pardini. O levantamento vai acontecer de segunda a sexta-feira, em horário comercial.