Desde o início do Plano Novo Normal, em junho de 2020, é a primeira vez que a classificação feita pelo governo traz 100% das cidades paraibanas nas modalidades “restritiva” e “impedida”. Comparado à última avaliação, o número de municípios no vermelho mudou pouco: caiu de 15 para 13. Já na bandeira laranja, o número subiu de 205 para 210, o total de cidades classificadas com nível de mobilidade restritiva.
Conforme publicação do G1PB, essa é a terceira avaliação consecutiva em que a bandeira verde – que indica normalidade – se encontra zerada. Os 12 municípios que fazem a região metropolitana de João Pessoa estão classificados na bandeira laranja. No Litoral Norte paraibano, Capim e Cuité de Mamanguape, continuam na bandeira vermelha.
A 22ª avaliação mostrou ainda que a Paraíba tem uma média de internação a cada 14 minutos em razão do agravamento da doença em todo o estado. Na taxa de letalidade, o estado tem 73 cidades que estão acima da média estadual, com 2,2% de letalidade pelo novo coronavírus.
A Secretaria de Estado da Saúde destaca a necessidade de máximo empenho da população, no sentido de seguirem usando máscaras com frequência, não aglomerando, ou seja, convivendo apenas com seu núcleo familiar básico, além de manter boa higiene das mãos.