Uma reportagem publicada nesta quinta-feira (27) pela Folha de São Paulo mostra que ao menos 4 dos 12 estados que terão segundo turno podem sofrer viradas nas disputas para governador, entre eles a Paraíba. De acordo com o Índice de Popularidade Digital (IPD), que mede o desempenho dos candidatos na internet, a performance de Pedro nas redes sociais tem superado a de João Azevêdo durante todo o mês de outubro, o que indica possibilidade de vitória. Enquanto Pedro pontuou 83,38 no índice, João não chegou a 58.
O Índice de Popularidade Digital vai de 0 a 100 e é calculado desde 2018 pela Quaest, por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis dos sites Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.
São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).