O Governo da Paraíba divulgou a 5ª avaliação do Plano Novo Normal, que passa a vigorar nesta segunda-feira (10). As novas bandeiras que orientam a retomada das atividades em todo o Estado e subsidiam os gestores municipais acerca do protocolo de controle da propagação do novo coronavírus apontam que Pedro Régis e Cuité de Mamanguape permanecem na bandeira laranja, com comércio restrito, devendo manter somente os serviços essenciais, porém sem restrição de circulação de pessoas.
Também não houve alterações em relação a última avaliação nos municípios de Curral de Cima, Mamanguape, Itapororoca, Rio Tinto, Jacaraú, Baía da Traição, Mataraca, Capim e Marcação, que continuam na bandeira amarela, podendo estarem com o comércio varejista aberto e o transporte coletivo municipal funcionando.
Dos 223 municípios paraibanos, 191 (86%) estão na bandeira amarela, incluindo a capital, João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Patos e Guarabira; 23 municípios (10%) na bandeira laranja, incluindo Bayeux e Santa Rita e, 9 municípios (4%) na bandeira verde.
Nesta 5ª avaliação é importante destacar que parte significativa dos municípios que se encontravam em bandeira amarela na 4ª avaliação permanece nesta condição observando-se um discreto crescimento de 83% para 86% dos municípios paraibanos nesta bandeira. Mais uma vez constatou-se transição majoritária das demais bandeiras para bandeira amarela, com crescimento de 3% nesta última avaliação. A bandeira laranja permaneceu estável com 10% dos municípios paraibanos, já a bandeira verde demonstrou ligeiro decréscimo de 7% para 4% dos municípios paraibanos.
A Nota Técnica de avaliação e análise de transição das bandeiras também traz alterações sobre a recomendação de funcionamento de atividades de Bares, Restaurantes e Academias nos municípios com bandeira amarela, que passam a funcionar, observada a adoção de novos protocolos.