Natural de Campina Grande, Pedro Oliveira Cunha Lima nasceu em 15 de agosto de 1988. Vindo de uma linhagem de grandes líderes públicos do estado paraibano, Pedro é filho do ex-senador Cássio Cunha Lima e neto do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. O tucano é professor universitário, advogado e tem mestrado em Ciências Jurídico-Políticas com menção em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi eleito deputado federal pelo estado natal em 2014. Na ocasião, Pedro foi o parlamentar paraibano mais votado, sendo eleito com 179.886 votos, correspondentes a 9,29% dos inserções válidas.
Pedro está em seu segundo mandato como deputado federal. Na Câmara, foi o deputado mais jovem a presidir a Comissão de Educação, e tem a área como a principal bandeira de luta. O parlamentar ainda é defensor da redução da máquina pública, inclusive fazendo cortes em seu gabinete. É atualmente presidente estadual do PSDB e presidente da Fundação Teotônio Vilela.
Na Câmara dos Deputados, ele é membro da Comissão de Educação desde o seu primeiro ano de mandato, em 2015. O deputado tem se destacado pela defesa da Educação e de mais investimentos na Primeira Infância. Ele propôs a criação da subcomissão permanente para acompanhar as políticas públicas relacionadas à primeira infância na área educacional, que funciona desde 2017.
Além da dedicação por uma educação de qualidade no Brasil, Pedro propõe a redução dos custos do Estado, com o corte de privilégios para integrantes dos três Poderes. Nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 Pedro Cunha Lima foi escolhido pela ONG Ranking dos Políticos como o melhor deputado federal do Congresso Nacional. Em 2021, voltou a figurar entre os melhores parlamentares na Câmara dos Deputados.