Durante a reunião realizada na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), nesta terça-feira (02.ago), a Superintendente Ivanilda Matias, juntamente com Thamires Nunes, coordenadora do NUSET, Antônio Junior, assessor técnico e Ivanira Pontes, coordenadora do EAD da ESPEP, receberam Thiago Paiva, Subgerente e Pedro Henrique, Técnico Administrativo, ambos da SGFOR – Subgerência de Desenvolvimento e Formação de Profissionais – para discutir a capacitação dos servidores da educação do estado, com foco na inovação e tecnologia no processo formativo.
Em diálogo e avaliação, as instituições concordaram em incorporar abordagens inovadoras e o uso estratégico da tecnologia para aprimorar a qualidade e a efetividade dos programas de capacitação. Dessa forma, será possível atender demandas do cenário educacional em constante transformação, preparando os servidores para enfrentar os desafios do século XXI.
“Uma das propostas é a criação de cursos online e de conteúdos interativos, permitindo que os servidores tenham acesso a informações atualizadas e relevantes de forma ágil e viável. Além disso, serão implementadas plataformas de aprendizagem virtual, que possibilitarão o acompanhamento do progresso dos servidores, bem como a interação e troca de conhecimentos entre os participantes”, relatou Thiago Paiva, subgerente SGFOR.
A Superintendente Ivanilda enfatizou a relevância de explorar ferramentas tecnológicas como aliadas no processo de capacitação, considerando a realidade digital em que vivemos. Ela reforçou que o uso estratégico da tecnologia permitirá um aprendizado mais dinâmico, enriquecedor e acessível para todos os envolvidos.
Por fim, ficou estabelecido que os programas de capacitação serão avaliados periodicamente, permitindo ajustes conforme necessário para garantir sua eficácia e alinhamento conforme as necessidades e as mudanças decorrentes na comunidade educacional do estado.
Com esse enfoque inovador e tecnológico, a parceria entre a SGFOR e a ESPEP visa preparar os servidores da educação para enfrentar os desafios contemporâneos, promovendo uma educação mais inclusiva, dinâmica e conectada com as demandas da sociedade atual.