Duas paraibanas que estavam em Israel à turismo estão na lista de passageiros que vão voltar ao Brasil no primeiro avião enviado pelo governo para resgatar brasileiros nas zonas de conflito no Oriente Médio. O voo saiu de Tel Aviv, capital de Israel, às 14h12 (horário de Brasília) desta terça-feira (10.out). O grupo é formado por 211 passageiros.
De acordo com o portal g1 Paraíba, o Secretário Executivo da Representação Institucional da Paraíba, Adauto Fernandes, informou que o Itamaraty optou por repatriar, inicialmente, as pessoas mais próximas da zona de conflito e que tinham pouca bagagem. “A terceira paraibana deve voltar ao Brasil no segundo voo, isso porque ela estava em uma cidade a 400 quilômetros de Jerusalém, portanto mais distante”, informou Adauto. O nome das brasileiras não foi divulgado.
No total, cinco paraibanos estavam em Israel quando o conflito mais recente com a Palestina teve início, no sábado (7). Dois dos paraibanos, o vice-prefeito de Sousa, Zenildo Oliveira, e a esposa dele, Yohana Silveira, deixaram Tel Aviv em um voo para Roma ainda no sábado, e de lá voltaram ao Brasil, onde chegaram no domingo (8).
O primeiro voo de repatriação, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), está sendo feito em uma aeronave KC-30. A previsão é de que a aeronave pouse em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).
A prioridade, segundo o Ministério das Relações Exteriores, será dada a cidadãos que moram no Brasil e não tinham passagem comprada para voltar de Israel, já que o aeroporto internacional de Tel Aviv está operando normalmente para voos comerciais.