- Publicidade -
COP30

Paraíba será 1º estado do Nordeste a usar IA para monitorar trânsito

Acordo firmado na COP30 garante ao estado ferramentas modernas para ampliar eficiência municipal.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), deu um passo histórico durante a COP30, realizada em Belém (PA), ao firmar um Acordo de Cooperação Técnica com o Google e o Instituto Climático Von Bohlen & Halbach, tornando-se o primeiro estado do Nordeste a incorporar um conjunto de tecnologias avançadas para monitoramento de emissões de gases do efeito estufa e planejamento climático.

A iniciativa permitirá que os municípios paraibanos utilizem ferramentas modernas como o Environmental Insights Explorer (EIE), Green Light, Air Quality/AirView e Flood Hub, capazes de analisar trânsito, qualidade do ar, ondas de calor, potencial de energia solar, áreas verdes e riscos de enchentes. Essas plataformas, já usadas por grandes cidades ao redor do mundo, passam agora a fortalecer políticas públicas locais com dados de alta precisão.

Os benefícios chegam diretamente à vida da população. Com tecnologias que mostram onde o trânsito trava, como as pessoas se deslocam e onde falta transporte público, os municípios terão condições de criar rotas mais inteligentes, reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade urbana.

A análise detalhada da cobertura vegetal permite identificar bairros mais quentes e com pouca sombra, orientando o plantio estratégico de árvores para reduzir o calor e melhorar o conforto térmico. A qualidade do ar também será monitorada por sensores que identificam pontos de maior poluição, possibilitando ações mais rápidas e eficazes para proteger a saúde de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

As ferramentas também trazem ganhos econômicos. O sistema do Google estima o potencial de geração de energia solar em cada telhado da cidade, indicando áreas prioritárias para expansão da energia renovável. Isso pode facilitar programas voltados à redução da conta de energia e tornar prédios públicos mais sustentáveis.

Com informações claras e acessíveis, prefeituras passam a planejar melhor seus investimentos, evitando desperdícios e aumentando a eficiência do gasto público. Além disso, inventários atualizados de emissões desde 2018 ajudam os gestores a definir metas realistas de redução de gases poluentes e criar estratégias alinhadas às necessidades locais.


✅ Receba todas as notícias do Blog no WhatsApp

- Publicidade -

Veja Também

PORTARIA
Seleção brasileira estará na Copa do Mundo de 2026 — Foto: Getty Images via BBC

Governo da Paraíba altera expediente na segunda (29) por jogo do Brasil

GESTÃO

Em 30 dias, Prefeitura de Mamanguape injeta mais de R$ 20 milhões na economia

DESTRUIÇÃO
Imagem mostra destruição em Catia La Mar, na Venezuela, após terremoto — Foto: Federico Parra/AFP

Pior terremoto da Venezuela em 100 anos deixa 188 mortos