A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual publicou nesta sexta-feira (5), por meio do Diário Oficial, o resultado do processo eletivo dos conselheiros regionais e posse dos eleitos. O resultado do processo eleitoral para o biênio 2020/2021 entra em vigor a partir da referida publicação oficial, disponível na página do governo, neste link.
São 390 conselheiros nomeados, sendo 326 titulares e 64 suplentes, representantes das 14 regiões geoadministrativas, empossados oficialmente neste dia, eleitos durante assembleias microrregionais realizadas entre os dias 15 de agosto e 31 de outubro de 2019, conforme edital e regulamento publicados oficialmente pelo Governo do Estado.
Segundo o secretário executivo do Orçamento Democrático, Célio Alves, a posse dos conselheiros é um momento que marca o início de um trabalho em conjunto entre a sociedade e o Governo do Estado. “O nosso desejo era fazer uma posse presencial e festiva, mas a pandemia não permite. Diante disso, para não perdemos tempo. A posse se dá por meio do Diário Oficial e os conselheiros atuarão virtualmente, até que voltemos à normalidade. O importante é que a democracia participativa continua atuando”, acrescentou Célio Alves.
Devido à pandemia da Covid-19, não será possível a realização de uma cerimônia para a entrega dos certificados e materiais institucionais aos conselheiros. Em outro momento, eles deverão passar pelo processo de formação e posteriormente pela etapa do Planejamento Democrático, quando se discutirá sobre as prioridades eleitas nas últimas audiências regionais, além do planejamento de futuras atividades.