Da denúncia à demissão. O agora ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, entregou nesta quarta (29) ao presidente Bolsonaro sua carta de demissão.
O motivo? Pedro Guimarães recebeu acusações de várias funcionárias da Caixa, apontando situações de assédio sexual. Elas contam, por exemplo, que o presidente da Caixa pedia abraços em contextos constrangedores e deixava a mão escapar para passar por partes íntimas dos corpos delas.
O caso está sendo investigado e apurado pelo Ministério Público Federal e do Trabalho, mas é mais complexo do que se imagina — há depoimentos de que a cúpula da Caixa tinha conhecimento das denúncias, mas acobertou.
No alvo da polêmica, Guimarães deixou o cargo, negando todas as acusações e dizendo que elas não vão passar por uma avaliação técnica e isenta. Ele também disse que pediu demissão para não prejudicar a Caixa ou o governo, e que foi vítima de rancor político em ano eleitoral, já que é próximo do presidente Bolsonaro.
O que acontece agora… A investigação continua, mas Pedro já foi substituído. Daniella Marques, secretária do Ministério da Economia, foi nomeada para o cargo.