Seus downloads agradecem. Segundo a Anatel, o sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (6) — no modo “full”, com experiência completa.
Até então, o 5G compartilha sua faixa de transmissão com o irmão mais velho, o 4G, fazendo com que não esteja plenamente funcionando.
Se você está achando que a primeira cidade a receber vai ser a São Paulo dos Faria Limers, está enganado. Brasília saiu na frente por ter menos antenas a serem adaptadas e será a primeira cidade a ter o 5G.
As próximas cidades a terem o sinal liberado serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Até outubro, espera-se que o 5G chegue a todas as capitais do país.
Recapitulando…
O 5G é tida como essencial para o futuro. Ela deve beneficiar carros autônomos, a troca de dados entre aparelhos, estabilidade, telemedicina e robótica.
Na prática: Seu e-mail vai chegar ainda mais rápido, as entregas com drone devem ficar ainda mais comuns e a localização do Uber será bem mais precisa.
Ficou com vontade? Para ter acesso à internet 5G, é preciso ter um celular que venha com a tecnologia — os aparelhos mais novos já vêm habilitados.