A cidade de Marcação, no Litoral Norte paraibano, aparece entre os municípios certificados pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) que acabaram com os lixões dentro do que determina a lei. A certificação é concedida após inspeção técnica do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e órgãos conveniados.
O certificado do MPPB de erradicação dos lixões foi entregue à prefeita Eliselma Oliveira (Lili) pelo presidente da Famup, George Coelho, na sede do órgão, em João Pessoa, nesta terça-feira (14). A gestora agradeceu o reconhecimento e disse que Marcação sempre buscou uma solução para o problema.
“Estamos sempre à disposição para trabalhar e desenvolver ações que garantam o bem-estar do nosso povo. O trabalho feito com união e diálogo resulta em sucesso, assim como é este do fim dos lixões”, afirmou Lili.
A emissão do ‘Certificado de Erradicação dos Lixões’ está prevista no Ato PGJ 057/22, publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB, de 31 de maio. Conforme a norma, o documento é conferido aos municípios que aderiram e executaram o Projeto Fim dos Lixões, tendo, com isso, passado a conferir destinação ambientalmente adequada aos seus resíduos sólidos.