Uma equipe do projeto de extensão “Municipalização do Meio Ambiente” da Universidade Federal da Paraíba, capitaneado pela professora Ilana Kiyotani, esteve na tarde de quarta-feira (6) visitando alguns pontos históricos, ecológicos e turísticos do município para fazer um mapeamento das potencialidades da cidade nessas áreas.
O projeto busca implementação da gestão ambiental local por meio da capacitação de gestores públicos e da sociedade civil nos municípios paraibanos, através da Universidade Federal da Paraíba, apontando os caminhos para a municipalização do meio ambiente e os principais ganhos para Mamanguape, às atividades econômicas, com destaque para o turismo e a qualidade de vida.
A visita foi acompanhada pelo secretário de turismo Júnior Gledson, pelo adjunto de turismo Alison Coutinho e pela secretária de cultura Ana Cristina, que apresentaram os principais espaços públicos aos visitantes. O primeiro local visitado foi à Casa do Imperador, onde a equipe do projeto conheceu um pouco da história da passagem de Dom Pedro II pelo município.
Também foi visitado o Parque Ecológico Bica de Sertãozinho, construído na década de 70 e revitalizado na gestão da prefeita Maria Eunice (Cidadania). Na sequência, a comitiva partiu para as igrejas históricas do Rosário e a matriz São Pedro e São Paulo, uma das mais antigas do estado.
A visita foi encerrada no Horto Florestal, uma grande área verde encravada no coração de Mamanguape e com grande potencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao meio ambiente.