A prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, assinou um novo decreto com alguns critérios para a reabertura gradual do comércio a partir desta segunda-feira (27). O período de quarentena está em vigor no município desde o dia 22 de março e, com ela, somente os setores considerados essenciais podiam funcionar.
As novas medidas visa a retomada gradual da atividade econômica no município, com a liberação para abertura de alguns comércios e serviços, permitindo o funcionamento, em caráter experimental e horário excepcional das 7h às 13h.
O decreto também autorizou a abertura de barbearias, salões de beleza, procedimentos estéticos e congêneres, devendo o atendimento ser realizado por agendamento com hora marcada. Os restaurantes e lanchonetes em funcionamento, deverão reduzir mesas a fim de garantir a distância mínima de no mínimo 2,5 metros, entre seus espaçamentos.
Os estabelecimentos que oferecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos como academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios, danças e academias de lutas, também estão autorizados a funcionar, mas o número de clientes dentro do estabelecimento deve ser de, no máximo, 30% de sua capacidade, respeitando a distância mínima de 2,5 metros entre seus aparelhos, como também realizar a desinfecção com solução saneante ou álcool 70% nos equipamentos a cada uso.
Também será permitido a realização de missas, cultos e templos religiosos, fora do horário estabelecidos no decreto, limitando-se a presença dos fiéis a 40% da capacidade total.
Kits educativos de higienização
A Prefeitura de Mamanguape estará distribuindo kits educativos de higiene no comércio local, contendo álcool em gel (70%), máscaras de proteção e panfletos educativos. Também serão disponibilizados a população os serviços dos bombeiros civis, que orientarão a todos acerca das medidas preventivas contra o novo coronavírus.