O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou, nesta quinta-feira (18), o paraibano Gustavo Feliciano para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Celso Sabino. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Indicado pelo União Brasil, Feliciano aceitou o convite, mas a nomeação ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União.
A decisão foi comunicada por Lula ao fim da reunião ministerial realizada na quarta-feira (17). Nesta quinta, o presidente recebeu no Palácio do Planalto o líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (MA), Gustavo Feliciano, o pai dele, deputado Damião Feliciano (PB), e o deputado e ex-ministro Juscelino Filho (MA). O encontro durou cerca de 30 minutos e teve como objetivo formalizar o convite. A expectativa é de que a posse ocorra na próxima semana, possivelmente na terça-feira (23).
A mudança ocorre após a expulsão de Celso Sabino do União Brasil, no fim do mês, por infidelidade partidária. Dirigentes da legenda avaliaram que o ministro desrespeitou uma ordem ao permanecer no cargo contra a orientação da cúpula. Após a decisão, o partido pediu ao governo a devolução da pasta, em negociação conduzida com a ala política do Planalto.
O nome de Gustavo Feliciano foi avalizado pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, que havia anunciado o desembarque da legenda do governo. A escolha também foi negociada com a ala governista do partido. Damião Feliciano, pai do indicado, é um dos coordenadores das bancadas evangélica e negra na Câmara, e a indicação de um evangélico para o cargo é vista como mais um aceno de Lula a esse segmento do eleitorado.
Celso Sabino, por sua vez, deve deixar o governo e se preparar para disputar uma vaga no Senado nas eleições do próximo ano.



