João Pessoa dá início ao plano de flexibilização das atividades econômicas

Igrejas e construção civil estão liberadas; shoppings e praias seguem fechados.

Respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguindo critérios estabelecidos para a avaliação de risco, a Prefeitura de João Pessoa adotará quatro etapas graduais de flexibilização para a retomada das atividades, a depender de avaliações contínuas. Na manhã deste sábado (13), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou o Plano Estratégico de Flexibilização e garantiu que a primeira fase já tem início nesta segunda-feira (15).

- Publicidade -[adning id="2114"]

Durante o anúncio, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, informou que o isolamento social rígido, com pontos de fiscalização, será encerrado neste domingo (14). A recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece. A prefeitura justificou a decisão de flexibilizar a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela doença.

A flexibilização será adotada levando em conta regras de ouro, válidas para todos os segmentos, como as medidas de distanciamento social, ou seja, 1,5 metros de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de grupos de risco e demarcação de espaços nas filas; medidas de higiene, como espaço adequado para disponibilização de álcool 70% e uso obrigatório de máscaras; e medidas de identificação ativa, o que significa a informação à Secretaria de Saúde sempre que houver sintomas, afastamento dos funcionários com suspeita por até 14 dias e dar preferência pelo trabalho remoto sempre que for possível. Além disso, cada setor deverá seguir protocolos setoriais formulados com representantes das áreas específicas.

Atividades que voltam a funcionar na segunda-feira (15)

  • Comercio atacadista volta com 100% da capacidade de funcionamento;
  • Construção civil funciona volta a funcionar com 100% da capacidade de funcionamento;
  • Concessionárias e locadoras voltam com 100% da capacidade de funcionamento, seguindo medidas de distanciamento;
  • Lojas de materiais de construção voltam com delivery e drive thru;
  • Estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e bares funcionam através de delivery e drive thru;
  • Em salões de beleza, serviços estéticos e barbearias voltam a funcionar com hora marcada, sem filas;
  • Lojas de varejo permanecem fechadas para atendimento, mas funcionam com delivery e drive thru;
  • Shoppings centers e centros comerciais funcionam com lojas físicas fechadas sem circulação de pessoas, mas com delivery e drive thru,;
  • Atividades religiosas voltam com protocolos de distanciamento, com apenas 30% dos fiéis.

Atividades que continuam sem funcionamento

As etapas 2, 3 e 4 serão implementadas com base nos indicadores de saúde, até que a Capital complete o retorno integral à nova normalidade. As medidas serão anunciadas com base em critérios técnicos, sempre a partir da avaliação permanente dos riscos que cada retorno gradual poderá representar.

Tabela do Plano de Flexibilização — Foto: Divulgação/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -