O governador João Azevêdo apresentou, nesta quinta-feira (27.jul), durante coletiva de imprensa realizada na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa, o balanço da missão realizada na China na última semana. Na ocasião, o gestor destacou a consolidação do projeto Bingo, o maior radiotelescópio da América Latina, que será instalado no município de Aguiar, além de parcerias nas áreas de educação, ciência, tecnologia e indústria.
Uma das tratativas avançadas na agenda internacional, foi o contrato de intenções para instalação de uma fábrica de medicamentos na Paraíba. Por questões contratuais, ainda não se pode anunciar o nome da empresa, nem quais os tipos de remédio que ela deve fabricar. Caso se confirme, a fábrica trará, segundo João, no mínimo 500 vagas de emprego.
“Nós assinamos um protocolo com uma fábrica na área de medicamentos, uma indústria que tem ações na bolsa, que não pode anunciar nenhum tipo de projeto em andamento. Mas, brevemente vão chegar na Paraíba. Há uma possibilidade real de uma fábrica de medicamentos vir para Paraíba”, disse o gestor.
O governador explicou que o protocolo está dividido em três etapas: a primeira será a importação do medicamento chinês, sendo as caixas importadas com a marca do laboratório estatal – Lifesa. A segunda consiste na transferência do elemento principal para fabricação do remédio, a mistura com o produto local e a distribuição também pelo Lifesa. A última seria a construção da fábrica, onde tudo seria processado regionalmente.