A Prefeitura de Itapororoca passou a ocupar o 4º lugar em transparência pública, conforme aponta levantamento do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Os resultados correspondem à última avaliação, ocorrida nesta quinta-feira (22.jun), e estão disponibilizados na plataforma Turmalina, que realiza um ranking comparando o ‘Portal da Transparência’ dos 223 municípios paraibanos, ordenando-os em critérios de mais ou menos transparentes.
O município é o único da região do Vale do Mamanguape entre os 10 primeiros, atingindo nota máxima em todas as áreas, com 100% dos critérios preenchidos, ou seja, somando os 630 pontos.
São avaliadas nove categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias. Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de planejamento; processos licitatórios; contratos; convênios; receita orçamentária; receita extraorçamentária; despesa orçamentária; despesa extraorçamentária; e pessoal.
A prefeita Elissandra Brito afirmou que o compromisso com a transparência pública é uma responsabilidade permanente dos gestores, especialmente os condutores do Poder Executivo municipal. “Itapororoca vem cumprindo com o seu papel desde o início da nossa gestão, dando à população o acesso devido a todos os dados. Com as informações disponíveis para todos, cada cidadão pode contribuir com a gestão”, descreveu.