É isso que você leu. Já ouviu falar em tesouro direto? É um título público de renda fixa emitido pelo Tesouro Nacional, órgão do Governo Federal, onde você investe o seu dinheiro por um tempo determinado pelo vencimento do título, com uma taxa que pode ser prefixada, indexada a inflação, como o IPCA + ou a Selic, e resgata depois junto com os juros da aplicação.
Para quem tem dinheiro guardado na poupança e ainda não começou a investir esse dinheiro em renda variável, por falta de conhecimento, medo ou por ter um perfil muito conservador, o tesouro é uma ótima opção. Pois, ele rende mais que a poupança e contém títulos com vencimentos de curto, médio e longo prazo. Se encaixando perfeitamente nos seus objetivos.
Você pode investir no tesouro através de uma corretora de valores, onde é feita uma conta de forma gratuita, e através da plataforma você pode escolher a melhor opção do tesouro. Não há cobrança de taxas pelas corretoras na compra de títulos do tesouro. É totalmente gratuito. As mais conhecidas são Easynvest, Rico, Toro, Clear etc. Você pode investir no tesouro através de bancos de digitais como Inter ou BS2 que possuem opções de investimentos. Tudo gratuito. “Tenho pouco dinheiro para investir no tesouro e agora?” Calma, você pode investir no tesouro direto com apenas 33,00 reais. É o valor mínimo destas aplicações.
Se seu objetivo é de curto prazo para o resgate do dinheiro, o título ideal para você é o Tesouro Prefixado 2024. Onde você faz a compra do título e só irá resgatá-lo em 2024 junto com os juros que até o momento desta publicação está 8,16% a.a (ao ano). Há também o Tesouro Selic, com liquidez diária. Que rende no momento, a taxa Selic + 0,3191%.
Para médio prazo, há o Tesouro Prefixado 2026, com uma taxa 8,70% a.a. Resgate para 01/01/2026. Se você prefere um investimento de longo prazo pensando na aposentadoria ou no crescimento de capital o tesouro possui o Tesouro IPCA+, onde seu vencimento está entre 2035 a 2055. Seu rendimento paga a taxa da inflação no momento mais uma taxa prefixada. O tesouro IPCA+ 2045 por exemplo, está pagando o IPCA mais 4% a.a. A vantagem do IPCA+ é que seu dinheiro rende mais que a poupança, fica protegido da inflação, significa que não perde o poder de compra com o tempo e com rendimentos dos juros compostos.
Há também o Tesouro Direto com juros semestrais 2031. Ele é prefixado, com uma taxa atual de 9,22% a.a. pagando seus juros a cada seis meses.
Em relação a tributação, você paga imposto de renda já retido no momento do resgate. O imposto de renda incide sobre o rendimento e varia entre 22,5% a 15% de IR. Dependendo do tempo que você mantém a aplicação. Você pode resgatar antes do prazo, porém, pode pagar mais IR. Vou mostrar mais detalhado em tabela a tributação do Tesouro Direto.
Até 6 meses | 22,5% |
Até 1 ano | 20% |
Até 2 anos | 17,5% |
Acima de 2 anos | 15% |
Quanto mais tempo for mantida a aplicação menos impostos. O rendimento é garantido, seguro e mesmo com a tributação que chega no mínimo 15% de IR, rende mais que a poupança e quanto maior os seus aportes mensais maiores será seus rendimentos. Você não é obrigado a investir no mesmo título todos os meses.
Gostou das dicas? Está esperando o que para começar a investir? Faça seu dinheiro render mais e faça um planejamento financeiro.
Bruno Cabral – Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, é membro do projeto de extensão Universitária da UFPB: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA; também é educador financeiro e palestrante.
“Dinheiro é apenas uma ferramenta. Ele irá leva-lo onde quiser, mas não vai substituí-lo como motorista” – Ayn Rand