Hospital Universitário realiza atendimento remoto aos pacientes, na PB

O atendimento é realizado quando o paciente liga para o hospital, onde é feito uma triagem para agendar o atendimento.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Rede Ebserh, criou uma Central de Teleatendimento para oferecer orientação remota a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são atendidos pela instituição. A Central de Teleatendimento começou a funcionar no dia 18 de maio, depois que o hospital suspendeu as consultas presenciais, devido à pandemia da Covid-19.

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Esse tipo de atendimento médico à distância ganhou relevância nacional nas ações de combate à Covid-19 e outras doenças. Desta forma, a população brasileira não precisa sair de casa para receber diagnóstico e orientações sobre sinais e sintomas da doença.

Passo a passo do atendimento

O atendimento é realizado quando o paciente liga para o hospital e escolhe uma das especialidades oferecidas. Depois é feita uma triagem para saber se o paciente tem o perfil para o teleatendimento. Quando o paciente pode receber essa forma de atendimento, ele deve selecionar uma ferramenta para ser atendido, entre o WhatsApp ou Teams da Microsoft.

Após esse processo é feito um agendamento do dia e período em que o paciente vai receber o contato do médico especialista na área. Se após essa consulta, a pessoa necessitar de um outro atendimento, será encaminhado para um novo agendamento.

Conforme o planejamento, pelo menos 40 profissionais realizam assistência remota aos pacientes do HULW e para a execução do projeto de telemedicina foram definidos dois tipos de teleatendimento: a teleorientação e o telemonitoramento. O acesso dos pacientes ao serviço será por meio de uma central telefônica com quatro linhas, que vão contemplar 12 especialidades:

  • Grupo 1 – Reumatologia, Dermatologia, Nefrologia; Telefone: (83) 3206-0691
  • Grupo 2 – Hematologia, Oncologia, Endocrinologia; Telefone: (83) 3206-0692
  • Grupo 3 – Cardiologia, Pneumologia, Pediatria; Telefone: (83) 3206-0693
  • Grupo 4 – Neurologia, Geriatria, Psiquiatria; Telefone: (83) 3206-0694

Entre o dia 18 de maio, quando começaram os atendimentos à distância, até o dia 04 de junho, foram realizados mais de mil ligações que correspondem a 300 teleatendimentos. Isso porque existe uma triagem para se verificar quem pode ser, de fato, atendido por essa ferramenta.

“Cada ligação que é recebida, fazemos uma triagem para verificar se o paciente está dentro dos padrões necessários para receber um teleatendimento. Por exemplo, se é primeira consulta, a primeira vez que aquela pessoa está entrando em contato com o hospital, para essa pessoa não tem como ser feito o teleatendimento. Essa modalidade é destinada apenas para pacientes que já estão em tratamento no hospital”, explicou o professor Ângelo Melo, gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, em entrevista concedida ao portal Brasil 61.

De acordo com Ângelo Melo, a proposta do Hospital é manter esse serviço de teleatendimento mesmo após a pandemia do novo coronavírus.

Redação
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