- Publicidade -

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.067 para 2021

A queda da inflação fez o governo reduzir o reajuste do salário mínimo para o próximo ano. Segundo o projeto do Orçamento de 2021, enviado hoje (31) ao Congresso, o mínimo subirá para R$ 1.067 em 2021.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, enviado em abril, fixava o salário mínimo em R$ 1.075 para o próximo ano. O valor, no entanto, pode ser revisto na proposta de Orçamento da União dependendo da evolução dos parâmetros econômicos.

Segundo o Ministério da Economia, a queda da inflação decorrente da retração da atividade econômica impactou o reajuste do mínimo. Em abril, a pasta estimava que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) encerraria 2020 em 3,19%. No projeto do Orçamento, a estimativa foi revisada para 2,09%.

A regra de reajuste do salário mínimo que estabelecia a correção do INPC do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) de dois anos antes perdeu a validade em 2019. O salário mínimo agora é corrigido apenas pelo INPC, considerando o princípio da Constituição de preservação do poder de compra do mínimo.

- Publicidade -

Veja Também

ELEIÇÕES 2026
Ellys Oliveira comemora vitória de candidatos apoiados em Marcação nas eleições 2026 — Foto: Reprodução

Ellys Oliveira comemora vitória de candidatos apoiados em Marcação

ELEIÇÕES 2026
Helhinho Souza agradece população de Cuité de Mamanguape após vitória de candidatos apoiados nas urnas

Helhinho agradece população de Cuité de Mamanguape após vitória de candidatos

ELEIÇÕES 2026

Magna comemora votação dos candidatos apoiados por ela em Rio Tinto