- Publicidade -

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.088 a partir de 2021

A equipe econômica do governo encaminhou, nesta terça-feira (15), a nova proposta de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que prevê aumento no salário mínimo, dos R$ 1.045 atuais, para R$ 1.088 a partir de 2021. Texto será analisado pelo Congresso nesta quarta-feira (16).

A correção considera a estimativa da inflação acumulada neste ano, conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), de 4,1%.

Cada R$ 1 a mais no salário mínimo eleva as despesas líquidas do governo em R$ 304,9 milhões no ano. Já o aumento de 0,1 ponto percentual no INPC tem impacto líquido de R$ 720,8 milhões. Ambas as informações já constavam na versão original da LDO.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta a elaboração do Orçamento e, posteriormente, a execução, já no ano seguinte. Pela Constituição Federal, é papel do Executivo enviar a proposta para análise até 15 de abril, e o Congresso precisa aprová-la até 17 de julho. Nenhuma das datas foi respeitada.

- Publicidade -

Veja Também

ELEIÇÕES 2026
Ellys Oliveira comemora vitória de candidatos apoiados em Marcação nas eleições 2026 — Foto: Reprodução

Ellys Oliveira comemora vitória de candidatos apoiados em Marcação

ELEIÇÕES 2026
Helhinho Souza agradece população de Cuité de Mamanguape após vitória de candidatos apoiados nas urnas

Helhinho agradece população de Cuité de Mamanguape após vitória de candidatos

ELEIÇÕES 2026

Magna comemora votação dos candidatos apoiados por ela em Rio Tinto