Conforme o podcast Conversa Séria, da Rede Nacional de Rádio, o Brasil permanece sem registro do novo coronavírus que já atinge 24 países além da China. No último boletim divulgado pelo ministério da Saúde, o Brasil investiga 7 casos suspeitos.
A detecção precoce de casos do novo coronavírus pode influenciar na redução da incidência do vírus.
Para melhorar a detecção de casos , o Brasil em parceria com a Opas, a Organização Pan-Americana da Saúde, especialistas do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo da Fiocruz, o Instituto Oswaldo Cruz promoveram a capacitação de profissionais do Instituto Evandro Chagas e do Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico laboratorial da doença.
Essa capacitação representa um passo importante na resposta do sistema de vigilância brasileiro diante de uma possível emergência sanitária nacional.
O suporte do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde possibilita a descentralização do diagnóstico e, consequentemente, agilidade na investigação dos casos.
Sobre as ações do governo federal para conter o coronavírus, o jornalista Ramon Gusmão entrevistou a pesquisadora da Fiocruz, Marilda Mendonça Siqueira, para o podcast Conversa Séria.
Confira abaixo: