O vice-governador Lucas Ribeiro esteve, na manhã desta sexta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, no município de Baía da Traição, tradicional reduto dos potiguaras, ocasião em que entregou uma série de ações realizadas pelo Governo da Paraíba, como a passagem molhada da Aldeia São Francisco, e anunciou iniciativas que vão fortalecer ainda mais a cultura dos povos originários do Estado, como a criação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação para professor Indígena, iniciativa que vai tornar possível a realização de concurso público específico para a categoria.
+ Eduardo Brito: “Precisamos nos unir pelo PCCR indígena”
Na solenidade, que ocorreu no Terreiro Sagrado da Aldeia São Francisco e contou com diversas apresentações da cultura indígena durante todo o dia, como a Pajelança das Furnas Sagradas, da qual Lucas participou, foi anunciada também a realização do Opera Paraíba exclusivamente para a população Indígena, contemplando, além de Baía da Traição, os municípios de Marcação e Rio Tinto, com cirurgias eletivas de vesícula, hérnia, catarata, cirurgias ortopédicas, urológicas e de vasectomia, entre outros. Ocorrerá também oferta de exames de mamografia para mulheres indígenas, entre outros.
As ações do Governo da Paraíba para comemorar o Dia Nacional dos Povos Indígenas contemplaram, ainda, a distribuição de 100 mil alevinos, uma tonelada de feijão, uma tonelada de milho e 500 arrobas de inhame, além de duas mil mudas de árvores, frutíferas e nativas para reflorestamento; e assinaturas de contratos do programa Empreender Paraíba, no valor de R$ 81,5 mil. Outro destaque foi a entrega da passagem molhada da Aldeia São Francisco, reivindicação antiga dos potiguaras e construída por meio do Projeto PB Rural Sustentável. A construção de uma nova oca também foi uma ação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Paulo Gustavo) entregue neste Dia dos Povos Indígenas aos potiguaras de Baía da Traição.