Nos últimos anos, a gestão da prefeita Eunice Pessoa tem trabalhado para transformar a infraestrutura das escolas, modernizar os equipamentos, aperfeiçoar o ensino (Estudar Pra Vencer), melhorar a qualidade da merenda escolar e valorizar os professores do município de Mamanguape.
Até o início de 2023 já foram reformadas, readequadas ou ampliadas 20 escolas da rede municipal de ensino, com investimentos na ordem de R$ 7 milhões em infraestrutura e melhorias. Muitas dessas escolas já se encontram, inclusive, climatizadas, com a instalação de ar-condicionados para assegurar conforto e bem-estar aos alunos do município.
Unidades Escolares Reformadas/Andamento
- Escola de Brejinho
- Escola de João Pereira
- Escola de Imbiribeira
- Escola Castor do Rego
- Escola Mario Campelo
- Escola Iracema Soares
- Escola do Sítio Pedra
- Escola Cléia Bezerra
- Escola de Pau d´Arco
- Escola de Pitanga da estrada (construção de espaço de convivência e de quadra poliesportiva)
- Construção da quadra da Escola Castor do Rego.
- Escola de Caiana.
- Creche Maria do Livramento
- Escola Ana Cavalcante
- Escola Carlos Fernandes
- Escola Padre Geraldo
- Escola Jacinta Bezerra
- Escola Cônego José Paulo
- Escola Adailton Coelho Costa
A Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Educação, também realizou a aquisição de novos equipamentos e mobiliário, tanto para substituir os antigos, quanto para ampliar o atendimento que é oferecido pela rede. Entre eletrônicos, móveis, eletrodomésticos e material de expediente, já foram investidos mais de R$ 2,9 milhões com a compra desse material, todo ele distribuído nas unidades de ensino.
Desde 2017, a prefeitura implantou uma política de respeito ao magistério com a oferta de capacitação e o pagamento do piso nacional da educação, conforme percentuais do Governo Federal. O município também implantou o programa Estudar Pra Vencer, que elevou os números da educação e fez com que Mamanguape atingisse as metas do IDEB no ano passado.
Na merenda escolar o município oferece produtos de primeira qualidade, sem agrotóxicos, adquiridos através da compra direta ao pequeno agricultor rural. Um caminhão frigorífico foi adquirido para o transporte da merenda, cujo cardápio agora é balanceado e preparado por uma nutricionista que, além disso, ainda orienta o preparo em todas as escolas da rede municipal.
O transporte escolar foi uma das áreas que também recebeu melhorias, com veículos de qualidade, a ampliação da frota de veículos, o aumento do número de rotas e o atendimento a mais estudantes, tanto da zona urbana quanto rural.