Fraude no INSS: Correios inicia atendimento presencial aos aposentados

Ao todo, 4.730 agências serão habilitadas em todo o país; confira lista e documentos necessários.

As agências dos Correios começam nesta sexta-feira (30) a atender os aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares no INSS. A medida foi adotada para atender o público que não consegue ter acesso pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Ao todo, 4.730 agências foram habilitadas em todo o país.

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Para saber qual a agência mais próxima, acesse o link com a lista completa de unidades participantes (agências na Paraíba, a partir da página 36). Também é possível conferir a lista das agências no site dos Correios, e pela central telefônica 135. Os atendentes passaram por treinamento para garantir o suporte aos aposentados.

O que levar para ser atendido?

  • Apenas um documento de identificação oficial.
  • Não precisa levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Quem não pode comparecer?

  • Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

Como será o atendimento?

  • O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se foi feito algum desconto no benefício;
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados;
  • Reconhecer a autorização de algum desconto;
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação; e
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

Todo o atendimento será gratuito, feito por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

Tem prazo para buscar o atendimento?

O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. “Não precisa se preocupar em ir logo no início”, explica o INSS.

Cuidado com golpes

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!

Os canais de atendimento

  • Pelo aplicativo Meu INSS;
  • Pelo site do INSS;
  • Pela Central 135; e
  • A partir desta sexta-feira, 30 de maio, pelas agências dos Correios.
Redação
Redação
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