Folha esclarece informação sobre favoritismo em JP

Segundo o jornal, candidato do MDB distorceu texto para se apresentar como favorito.

Publicação da Folha de São Paulo rebateu informação veiculada através da assessoria de imprensa do candidato Nivan Ferreira (MDB), sobre a disputa pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

- Publicidade -[adning id="2114"]

Segundo nova publicação da Folha, em uma postagem feita em suas redes sociais, o candidato Nilvan Ferreira teria publicado um vídeo no qual um locutor afirma: “Deu na Folha de S. Paulo. João Pessoa vai ter virada”.

Ainda segundo a Folha, a postagem trazia imagens de um texto da coluna Voto a Voto, parceria da Folha com o Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (FGV Cepesp).

Assinada pelos cientistas políticos Guilherme Russo, George Avelino e Jairo Pimentel, a coluna se debruça sobre as possibilidades de viradas nas eleições entre os resultados do primeiro e do segundo turno.

Os autores destacam a baixa probabilidade de viradas citando que, desde 1998, 75,5% das 208 eleições municipais de segundo turno no Brasil foram vencidas por quem terminou o primeiro turno à frente.

Ao falar de João Pessoa, o texto destaca a cidade como uma das que terão uma das disputas mais acirradas do país, comparando a probabilidade de vitória de qualquer um dos candidatos a uma espécie de cara ou coroa.

O professor e coordenador do FGV Cepesp, George Avelino, destacou que o texto publicado não aponta quem vai vencer ou perder nas cidades, mostrando a maior ou menor probabilidade de acontecer uma virada entre o primeiro e o segundo turno.

“João Pessoa é justamente uma das eleições das quais a gente não pode falar nada. A probabilidade de vitória de cada um dos candidatos está em torno de 50%. Se me pedissem um palpite, eu jogaria uma moeda para o alto”, afirma.

Procurada pela reportagem, a assessoria do candidato Nilvan Ferreira disse, em nota, que foi fidedigna à informação veiculada na Folha: “A matéria confirma a possibilidade de virada em João Pessoa”.

As postagens nas redes sociais foram apagadas pelo candidato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -