Federação União-PP é oficializada, ainda sem comando definido na Paraíba

Batizada de União Progressista, aliança terá maior número de deputados e prefeitos, além da maior fatia do fundo eleitoral.

Foi oficializada nesta terça-feira (29) a federação entre os partidos União Brasil e Progressistas. O evento contou com a presença dos presidentes das siglas, Antônio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP), que vão dividir o comando nacional da nova federação no primeiro ano, com direito de veto mútuo.

- Publicidade -

A aliança será chamada de União Progressista e deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao longo dos próximos meses, com validade já para 2026. Será a maior bancada da Câmara com 109 deputados, 14 senadores e controle de aproximadamente 1.400 prefeituras. Juntos, os partidos teriam, com base nos valores de 2024, acesso a cerca de R$ 1 bilhão do fundo eleitoral.

Apesar da celebração, o clima entre algumas lideranças paraibanas não é dos melhores, pois a coalizão das siglas ainda não tem comando definido no estado. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o senador Efraim Filho (União) travam uma disputa interna para presidir a federação de olho na sucessão estadual de 2026. Os partidos caminham em lados opostos.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -