Fazer exercícios físicos ao ar livre em meio à pandemia é seguro?

Confira os riscos e cuidados necessários.

Apesar das recomendações das autoridades de manter o isolamento social para frear a escalada da epidemia do coronavírus, cenas de brasileiros caminhando, correndo ou pedalando por ruas movimentadas, ciclovias ou praças gerando aglomerações têm sido cada vez mais comuns em várias capitais brasileiras.

- Publicidade -

Ainda que pareça uma saída da quarentena permitida, para o bem da própria saúde, a prática de atividades físicas ao ar livre em meio a pandemia só é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) caso seja realizada respeitado o distanciamento físico de até dois metros para evitar a propagação do vírus. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também recomendou por ora a saída para a prática de exercícios, respeitando as regras. Na avaliação de especialistas, o que tem faltado é bom senso.

“Imagina se todo mundo pensar vou sair rapidinho sozinho ali na ciclovia? Obviamente vai gerar uma concentração grande de pessoas. Outra coisa é você optar por um lugar com poucas pessoas, onde exista realmente distanciamento. Mas fica muito difícil dar conselhos de como sair para caminhar, correr ou andar de bicicleta. Eu acho perigoso, há muitos riscos envolvidos”, afirma Marcos Vinícius da Silva, médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professor PUC-SP.

Nem mesmo o uso de máscara pode garantir a proteção das pessoas no momento do exercício físico ao ar livre já que ao transpirar, ela umedece e precisa ser trocada. “Além de ficar úmida, fazer exercício com uma máscara é difícil. Você tem um anteparo no seu rosto e a maioria das pessoas não está acostumada a isso. Se o cidadão pode fazer um exercício dentro de casa é mais seguro”, explica.

Por Heloísa Mendonça, do El País

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -