Números assustadores! Golpistas desviaram entre 2015 e 2020 mais de R$ 2,6 bilhões do Farmácia Popular. Relatório da Controladoria-Geral da União, concluído no mês passado e obtido pelo Fantástico, revela que o dinheiro público desviado é maior do que o orçamento disponível para o programa em 2021.
O repórter Giovani Grizotti conseguiu informações exclusivas e descobriu as estratégias usadas pelos golpistas. Entre as fraudes, que provocam um rombo bilionário nos cofres públicos, tem até farmácia fantasma. Os remédios liberados irregularmente são do programa Farmácia Popular, do governo federal, que fornece medicamentos para diversas doenças, como hipertensão, diabetes, asma e colesterol alto.
Durante dois meses, o Fantástico acompanhou processos judiciais e descobriu as principais artimanhas dos golpistas atualmente: a compra e a venda das chamadas farmácias populares. Principalmente, para aplicar golpes e driblar a burocracia, porque o processo normal para ter um estabelecimento credenciado no Farmácia Popular costuma ser demorado. E o governo suspendeu temporariamente novos credenciamentos. Por isso, o fraudador compra o CNPJ de drogarias já habilitadas pelo governo.
Confira reportagem na íntegra clicando aqui.