A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro informou, nesta segunda-feira (29), que o estado de saúde dele permanece estável após a realização de um segundo procedimento para tentar reverter um quadro de soluços persistentes. A intervenção, chamada de bloqueio do nervo frênico, foi realizada no início da tarde e durou cerca de uma hora.
Desta vez, o procedimento foi feito no lado esquerdo do nervo. No último sábado (27), Bolsonaro já havia passado pela mesma técnica, quando os médicos realizaram o bloqueio no lado direito. Durante entrevista coletiva, os profissionais explicaram que o nervo direito também recebeu uma nova intervenção nesta segunda-feira, como forma de complementar o tratamento iniciado no fim de semana.
De acordo com o cardiologista Brasil Caiado, a equipe optou inicialmente por uma dose terapêutica mais baixa para evitar riscos, mas a resposta clínica não foi a esperada, o que já previa a necessidade de uma segunda etapa do procedimento.
Após a intervenção, o ex-presidente permaneceu cerca de uma hora em observação e, em seguida, retornou ao quarto. Apesar da estabilidade, os médicos ressaltaram que o estado de saúde ainda é delicado. Por isso, a expectativa é que Bolsonaro passe o Ano Novo internado no hospital DF Star, em Brasília, com previsão de alta apenas no dia 1º de janeiro.
Segundo o médico Cláudio Birolini, são necessárias pelo menos 48 horas de acompanhamento para avaliar os resultados e possíveis complicações do procedimento, independentemente da evolução clínica imediata.
O bloqueio do nervo frênico é indicado em casos de soluços persistentes que não respondem ao tratamento medicamentoso. Conforme explicaram os médicos, não é recomendado realizar o bloqueio dos dois lados simultaneamente, devido ao risco de complicações respiratórias, motivo pelo qual o tratamento foi dividido em etapas.
Bolsonaro está internado desde a última quarta-feira no DF Star, onde deu entrada inicialmente para a realização de uma cirurgia de hérnia.



