Estado e UFPB firmam parceria para ampliar diagnóstico da Covid-19

A instituição vai montar laboratórios que serão referência em análise de exames.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), firmou parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para ampliar o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19). A instituição vai montar laboratórios que serão referência em análise de exames. Em reunião realizada nessa quarta-feira (8) foi definido o fluxo de testagem e o início das atividades.

- Publicidade -

De acordo com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, a instituição está empenhada no enfrentamento ao coronavírus e por isso irá montar dois laboratórios de análise de exames do Covid-19 para ampliar a capacidade do Estado em testagem, além de agilizar o diagnóstico.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirma que com a parceria realizada com a UFPB, o Estado vai conseguir ampliar o número de exames analisados por dia, diminuindo a demanda reprimida. A projeção inicial é para começar com a ampliação de 100 exames, podendo chegar a 120, na estrutura da instituição. Atualmente, a estrutura do Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB) tem capacidade para analisar 120 exames/dia.

O secretário destaca também que a SES, por meio do Lacen, buscou junto à Coordenação Geral dos Laboratórios o credenciamento da UFPB para que seja certificada como referência para análise do Covid-19. Ele pontua que esse cadastro será feito também na coordenação nacional.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -