Integrante da 14ª Gerência Regional de Educação (GRE), a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Cacique Domingos Barbosa dos Santos, localizada na Aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, conquistou um feito notável ao ser uma das 10 escolas de todo o Brasil agraciadas com o prêmio “Territórios” do Instituto Tomie Ohtake, em sua sétima edição. A premiação reconhece ações pedagógicas comprometidas com a igualdade de direitos, diversidade cultural e ética amorosa, fortalecendo o vínculo entre a escola, a comunidade e o meio ambiente. O projeto vencedor tem como nome “Reflorestamento, conservação e conscientização ambiental da Aldeia Jaraguá: os escolares protagonizam” e foi fruto do programa ‘Se Sabe De Repente’ da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).
A escola Cacique Domingos foi a única escola da Paraíba e uma das duas da Região Nordeste a serem reconhecidas na sétima edição do “Territórios”. A unidade de ensino, que abriga 400 estudantes da Aldeia Jaraguá, enfrentou desafios ambientais significativos devido ao colapso da nascente de água que abastece a aldeia. Essa situação, causada por fatores como a monocultura de cana-de-açúcar e o desmatamento, levou à implementação do projeto premiado. O projeto focou no uso sustentável dos recursos naturais, visando não apenas a restauração do meio ambiente, mas também a capacitação das gerações futuras para serem defensoras ativas da natureza.
O professor Emerson Felipe, responsável pela inscrição da escola no prêmio do Instituto Tomie Ohtake, expressou sua gratidão pelo reconhecimento em nível nacional, destacando o orgulho que a instituição de ensino sente por suas realizações. Ele enfatizou que as ações premiadas refletem os princípios fundamentais da escola, como acolhimento, escuta, presença, cuidado e coletividade. “Esse reconhecimento é fruto de todos os funcionários que fazem essa instituição de ensino”, reforça.
Ainda segundo o professor, o projeto “Reflorestamento, conservação e conscientização ambiental da Aldeia Jaraguá: os escolares protagonizam” acontece anualmente desde 2017. Ele envolve ações de reflorestamento na nascente da água mineral, com a plantação de aproximadamente mil mudas, visando reverter danos ambientais. O projeto é executado em parceria com a comunidade escolar, o Cacique Aníbal e diversas instituições, públicas e privadas, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a 14ª GRE, a Prefeitura Municipal de Rio Tinto, a Destilaria Miriri e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Empaer). Personalidades e profissionais, incluindo ecologistas, engenheiros ambientais e professores, também contribuem, tornando o projeto uma iniciativa amplamente colaborativa.
“A seleção da escola entre as 10 unidades de ensino premiadas em todo o país é um testemunho do compromisso da Escola Estadual Indígena de Rio Tinto com a promoção da ética amorosa e o fortalecimento dos laços entre a educação, a comunidade e o meio ambiente. Além disso, o prêmio proporciona diversos benefícios à escola, incluindo a doação de livros, a realização de um minidocumentário, bolsas de estudos para cursos de graduação, entre outros”, comemora o gerente regional da 14ªGRE, Gemerson Roque.
De acordo com o edital da premiação, cada escola inscreveu até três iniciativas pedagógicas com projetos que contemplassem desde o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio até a Educação de Jovens e Adultos. As estratégias pedagógicas inscritas foram avaliadas por um júri composto por especialistas dos campos da cultura e da educação, de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que avaliaram e selecionaram as 10 melhores estratégias pedagógicas.
Sobre o prêmio – O Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake existe há sete anos e reconhece experiências pedagógicas que fortalecem os laços entre escola, família e território. Este ano, o prêmio focou em ações pedagógicas relacionadas à construção de uma ética amorosa, promovendo estratégias que visam a igualdade de direitos e a diversidade cultural. O prêmio oferece suporte e fortalecimento às dez estratégias pedagógicas selecionadas, beneficiando diretamente a comunidade escolar e coletivos participantes. As premiações incluem doação de livros, realização de um minidocumentário para visibilidade do projeto, uma bolsa de estudos para curso de graduação e apoio financeiro de R$ 6.000,00 para o desenvolvimento das iniciativas, entre outros benefícios.