A Acadêmicos de Niterói terminou o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 na última colocação do Grupo Especial e foi rebaixada para a Série Ouro. A escola somou 264,6 pontos na apuração final, registrando a menor pontuação entre as 12 agremiações da elite do samba carioca.
Neste ano, a escola levou à Marquês de Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desfile apresentou uma narrativa que partiu das origens do petista em Garanhuns, marcadas pela seca e pela fome, passou pela atuação como líder sindical e culminou na consolidação como figura central da política brasileira.
Segundo a agremiação, o enredo buscou retratar o “Brasil real” vivido nas periferias, fábricas e barracões, destacando a ascensão de um operário ao cargo de presidente da República. Lula acompanhou o desfile de um camarote, ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e desceu à avenida para cumprimentar integrantes da escola, incluindo o casal de mestre-sala e porta-bandeira.
Viradouro campeã
A campeã do Carnaval 2026 foi a Unidos do Viradouro, que alcançou 270 pontos. Completaram o pódio Beija-Flor e Vila Isabel, ambas com 269,9. A Acadêmicos de Niterói encerrou a classificação na 12ª colocação.

Polêmicas e disputas judiciais
Antes mesmo do desfile, o enredo foi alvo de ações judiciais e questionamentos na esfera eleitoral. Representações apresentadas por partidos como PL e Novo junto ao Tribunal Superior Eleitoral alegavam possível propaganda eleitoral antecipada e uso indevido de recursos públicos.
Uma ação popular chegou a ser protocolada na Justiça Federal do Brasil, mas foi extinta sem análise do mérito. Pedidos de liminar para impedir o desfile também foram negados, inclusive pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, permitindo que a escola se apresentasse normalmente na avenida.



