Eduardo preside sessão em alusão à Semana Nacional de Trânsito

Eduardo destacou o grande número de mortes no trânsito e afirmou que é preciso mudar a legislação.

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) presidiu, na tarde desta terça-feira (22), a sessão especial em alusão a Semana Nacional de Trânsito. O debate reuniu representantes de órgãos responsáveis pelo trânsito e aconteceu de forma remota com transmissão pela TV Assembleia, por meio do canal 8.2, e no canal do YouTube – Tv Assembleia PB. Especialistas que participaram da atividade defenderam integração de órgãos de trânsito e ações educativas para reduzir acidentes e salvar vidas.

- Publicidade -[adning id="2114"]

Em sua fala, Eduardo destacou o grande número de mortes no trânsito e afirmou que é preciso mudar a legislação e promover mais ações educativas para que vidas sejam salvas. “A Paraíba é o 10º estado em mortes no trânsito no Brasil. Precisamos mudar os números e isso depende da educação, da responsabilidade do cidadão, mas nós parlamentares temos uma função social dentro desse cenário e por isso estamos reunidos aqui hoje”, afirmou o autor da propositura para realizar a sessão especial.

Durante a sessão especial, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos André, enfatizou que três pilares são essências para que haja uma mudança no número de acidentes de trânsito. “A educação para o trânsito é o primeiro pilar, as pessoas precisam ser ensinadas sobre trânsito; o segundo é infraestrutura viária em todos os âmbitos, são ações, como sinalização, por exemplo, que contribuem para minimizar o número de vítimas; e o terceiro pilar é a fiscalização, precisamos estar atentos. É preciso unir esforços com todos os poderes para mudar essa realidade”, declarou.

Seguindo a mesma linha de proposta de unir esforços, o representante do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), Fleming Cabral, disse defender a integração dos órgãos de trânsito. “Essa integração dos órgãos vai dar um resultado maior a essa dor que existe quando a gente lembra das vítimas. O acidente de trânsito se tornou algo banal para as pessoas, isso precisa ser repensado. As pessoas cobram uma estrada boa, mas não sabem transitar por aquela via. É preciso, antes de tudo, que haja educação no trânsito. O descuido é que causa os acidentes, “O vai que dá” precisa ser um alerta para o condutor”, refletiu.

O especialista em trânsito no Espírito Santo, Josimar Amaral, reforçou a unificação dos órgãos e afirmou que os estados precisam ser provocados para promover ações. “Nós precisamos que os órgãos de trânsito cumpram seu papel e a PRF é um exemplo a ser seguido para educação no trânsito”, ponderou.

O representante da STTP de Campina Grande, Félix Neto apresentou os números e ações para minimizar os acidentes de trânsito na Rainha da Borborema. Já a secretária de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Abimadabe Vieira apresentou vídeos dos trabalhos de educação no trânsito desenvolvidos com crianças neste período de pandemia e que já alcançou mais de 2 mil crianças. Ela afirmou que a educação no trânsito e a principal arma para reduzir acidentes e mortes.

Ações Futuras – Pensando no avanço das ações para educação no trânsito, durante a sessão especial o coordenador geral do Denatran, Everaldo Alves afirmou que está sendo planejado para o mês de novembro o 5º Encontro de Educadores do Trânsito. “Vamos discutir o tipo de trânsito que queremos para próxima década, analisando todas as realidades que encontramos no país”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -