Nesta quinta-feira (22), dia da Festa da Cátedra de São Pedro, a Arquidiocese da Paraíba celebrou a apresentação de Dom Alcivan Tadeus como bispo auxiliar. A solenidade aconteceu às 19h, na Catedral Básica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, e contou com a presença de mais de 10 bispos vindos de diferentes partes do Brasil, além de numerosos religiosos e religiosas.
A expectativa em torno da chegada de Dom Alcivan é perceptível, refletindo a alegria e a esperança que sua presença traz para a comunidade católica paraibana. O novo bispo auxiliar será um colaborador próximo de Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano da Paraíba, na condução dos assuntos da Arquidiocese que tem uma extensa jurisdição que abrange mais de 100 paróquias distribuídas pelas regiões do litoral, zona da mata e agreste.
“Venho para colaborar, ajudar com as demandas que tem a Arquidiocese. Dom Manoel Delson já me deu algumas missões e estou à disposição para servir a essa igreja arquidiocesana”, disse Dom Alcivan Tadeus.
Natural do estado do Rio Grande do Norte, Dom Alcivan Tadeus é padre desde 1997 e foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba pelo Papa Francisco no dia 8 de novembro de 2023, e no dia 02 de fevereiro (Festa da Apresentação do Senhor) foi ordenado pelo bispo de Caicó e vice-presidente do Regional Nordesde 2, CNBB NE 2, Dom Antônio Carlos Cruz.
Dom Alcivan Tadeus será o 3º bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba; antes dele, Dom Manuel Pereira da Costa, foi nomeado em 31 de maio de 1954, sua sagração episcopal deu-se na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em 15 de agosto do mesmo ano. E Dom Marcelo Pinto Carvalheira que foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba em 29 de outubro de 1975, sendo ordenado bispo em 27 de dezembro deste mesmo ano, e em 9 de novembro de 1981, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira. Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.
Ver essa foto no Instagram