O Banco Central divulgou que R$ 8,56 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). O sistema é um serviço do BC no qual é possível consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm algum “dinheiro esquecido” em banco, consórcio ou outra instituição.
A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (11), o texto-base do projeto de lei que institui uma reoneração gradual da folha de pagamento para 17 setores da economia, e que também autoriza o governo a recolher recursos esquecidos em contas bancárias que não foram reclamados pelos titulares.
Dinheiro esquecido no Banco Central irá para o governo
O dinheiro esquecido por brasileiros em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras que não for solicitado será transferido para os cofres do governo federal em até 30 dias da publicação da nova lei sobre a desoneração da folha de pagamento de empresas.
A partir da publicação da nova lei, o dinheiro percorrerá um caminho com vários prazos, mas, segundo o projeto aprovado, ainda será possível recuperar os valores junto às instituições financeiras até o dia 31 de dezembro de 2027, mesmo após os recursos terem sido repassados para o Tesouro Nacional.
Como consultar
Vá ao site do Banco Central, clique em “Consulte valores a receber” ou “Acesse o Sistema de Valores a Receber”; depois preencha os campos com o seu CPF ou CNPJ; data de nascimento ou abertura da empresa; transcreva os caracteres e clique em “Consultar”.
Caso haja valores a receber, clique em “Acessar o SVR”; em seguida faça login com a sua conta gov.br, é preciso ser nível prata ou ouro para acessar; acesse “Meus Valores a Receber”; leia e aceite o Termo de Ciência; ao solicitar o valor, o sistema vai informar orientações de transferência.