“Esse é um dia memorável, porque estamos recebendo a nossa sonhada vacina”, comemorou a prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi (PP), em ato simbólico que deu início a campanha de imunização contra a Covid-19 em Rio Tinto, nesta quarta-feira (20). O município recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 2.760 doses da CoronaVac.
A primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Valderez Mendes, seguida da vereadora e cacique Claudecir Braz (Cal), que representou a população indígena. Em Rio Tinto, cerca de 11,4% da população deve ser imunizada já nesta primeira etapa, isso acontece pois a maior parte das vacinas destinadas ao município no primeiro lote vai ser para índios da Terra Indígena Potiguara.
A divisão das vacinas segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde em relação aos novos grupos prioritários diante do número reduzido de doses que foram remetidas ao Estado.
“Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, bem como os demais grupos prioritários da primeira fase tão logo seja disponibilizado um novo lote de doses. A ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina. Neste momento, as doses não serão distribuídas nas USF’s devido ao baixo quantitativo. Porém, seguiremos o nosso plano estratégico assim que mais vacinas forem entregues”, explicou o secretário municipal de saúde, Eraldo Calixto.