Devolução de MP reflete fraco apoio de Bolsonaro no Senado

Pacheco devolve MP que dificultava retirada de conteúdo da internet.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou que devolveu ao Executivo a Medida Provisória (MP) 1068/2021, que limitava a remoção de conteúdos publicados nas redes sociais. Ele disse considerar que as previsões da MP são contrárias à Constituição de 1988 e às leis, caracterizando exercício abusivo do Executivo, além de trazer insegurança jurídica.

- Publicidade -[adning id="2114"]

A MP traz dispositivos que atingem o processo eleitoral e afetam o uso de redes sociais. Parte da matéria já é tratada no PL 2630/2020, que visa instituir a Lei Brasileira de Liberdade e Transparência na Internet. A matéria já foi aprovada no Senado, em junho do ano passado, e agora está em análise na Câmara dos Deputados.

Um dos pontos mais polêmicos é a necessidade de sempre haver justa causa e motivação para que ocorra cancelamento ou suspensão de funcionalidades de contas ou perfis nas redes sociais pelas plataformas ou provedores. A previsão, em tese, dificultaria a remoção de informações falsas da internet.

A decisão de Pacheco reflete também o fraco apoio de Bolsonaro no Senado: não conseguiu vingar o impeachment contra o Moraes, não conseguiu valer a sua MP e não passou até agora a indicação de Mendonça para o STF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -