A coluna Contra Ponto repercute os assuntos de maior relevância que foram destaques no noticiário durante a semana e o que pode virar notícia. As publicações ocorrem aos sábados e é assinada pelo autor do Blog.
Caixa abre
A Caixa Econômica Federal anunciou que abre 10 agências neste sábado (6) para atender beneficiários do auxílio emergencial na Paraíba. As unidades vão funcionar das 8h às 12h. A agência de Mamanguape aparece na lista.
Decreto em Mamanguape
A Prefeitura de Mamanguape publicou na última quarta-feira (3) o Decreto Municipal nº 1487/2020, que prorrogou as medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pela COVID-19. Conforme o decreto permanece suspenso até o dia 15 de junho de 2020 o funcionamento de academias, ginásios e centros esportivos púbicos e privados, piscinas públicas e privadas, balneários e piscinas recreativas, centros e galerias comerciais, bares, restaurantes, lanchonetes, casas de festas, e estabelecimentos similares, circos, parques de diversão e estabelecimentos congêneres, públicos e privados, lojas e estabelecimentos comerciais.
Covid-19 no Vale
O estudo relativo à Covid-19 no Vale do Mamanguape realizado pelo GEPeees da UFPB, sob liderança do professor Paulo Palhano, constatou que o contágio nos 12 municípios que compõe o Litoral Norte da Paraíba, encontra-se acelerada e ascendente, o que exige dá sociedade e do Poder Público ações concretas para debelar o número de casos suspeitos, confirmados e óbitos associados ao novo vírus. Conforme Palhano, baseado nos números da pesquisa, ainda não é o melhor momento para flexibilização das medidas restritivas no enfrentamento da doença na região.
A cada minuto
O Brasil tornou-se o terceiro país com mais mortes causadas pela Covid-19, atrás dos Estados Unidos e Reino Unido. Na última quinta-feira passou os 34 mil óbitos. O que, conforme nota a Folha de São Paulo, que esta sexta-feira pôs um fundo preto no seu site em homenagem às vítimas da pandemia, faz com que morra mais de uma pessoa a cada minuto devido à Covid-19.
Em Itapororoca
Em entrevista concedida ao repórter Júnior Lisboa, do site linguadeaco.com.br, a vereadora de oposição Josilda Lopes (Cidadania), destacou ações do Governo do Estado na cidade de Itapororoca: construção de escolas, o binário, curral de gado e ações na assistência social do município. A parlamentar apontou irregularidades na gestão municipal e colocou o nome à disposição do partido e do povo, na intenção de disputar uma vaga ao executivo itapororoquense.
Em Cuité
O Ministério Público da Paraíba ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito afastado de Cuité de Mamanguape, Djair Magno Dantas, e mais seis pessoas por fraude em processo licitatório para locação de veículo para a prefeitura. A ação foi ajuizada pela promotora de Justiça de Mamanguape, Carmem Eleonora Perazzo, que atua na defesa do patrimônio público. A defesa nega as acusações e disse que no momento certo vai provar a inocência e esclarecer os fatos.
Remédio em casa
Foi promulgada a lei que havia sido vetada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), sobre a implementação do programa “Remédio em Casa”, durante a pandemia da Covid-19. A lei tem como objetivo a distribuição de medicamentos em residência durante pandemia. A promulgação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (5). O veto foi derrubado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que promulgou a lei, na última quarta-feira (3).
Fake News
A defesa do presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeite a inclusão do conteúdo do inquérito das fake news em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos eleitorais que buscam a cassação da chapa presidencial de 2018. A advogada Karina Kufa afirmou que os pedidos devem ser rejeitados porque não teriam, segundo ela, relação com o objeto original da ação de investigação judicial eleitoral.
Briga com Bolsonaro
Deu no blog do jornalista Suetoni Souto Maior. Os governadores do Nordeste compraram uma nova briga com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles acionaram o gestor no Supremo Tribunal Federal (STF), com a cobrança de que sejam devolvidos os R$ 83,9 milhões subtraídos do programa Bolsa Família. O dinheiro foi transferido pelo governo federal para a Secretaria de Comunicação. O objetivo era reforçar a publicidade oficial. A portaria com a decisão do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2.
Fora da OMS
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (5) que o Brasil estuda romper relações com a OMS (Organização Mundial da Saúde). O chefe do Executivo federal classificou o órgão como “político”, “partidário” e “ideológico”. “Ou a OMS trabalha sem o viés ideológico ou nós vamos estar fora também. Não precisamos de gente lá de fora dando palpite na saúde aqui dentro”, disse.
Pré-candidato a prefeito de Mamanguape, Fabrício Sales: “Iremos ouvir os anseios de pessoas simples e humildes que já vem conversando comigo e querem ampliar esse debate ainda mais”.