A deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos) destacou o simbolismo da indicação do nome de Alanna Galdino para conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Allana, que é formada em Direito, teve aprovação de 31 deputados e foi nomeada pelo governador João Azevêdo (PSB) nesta terça-feira (18), sendo a primeira mulher a ser indicada para o cargo.
“A eleição de Alanna Galdino representa um avanço na representatividade feminina. Ter uma mulher ocupando esse cargo é uma grande conquista, e nós, mulheres, nos sentimos contempladas com esse marco”, comemorou Danielle, a eleição histórica de Alanna.
A parlamentar ainda enfatizou a transparência e a integridade do processo, destacando não apenas a eleição, mas todo o trabalho desenvolvido na Casa Legislativa. “Gostaria de reforçar a lisura de todo o processo, não só este eleitoral, mas também tudo o que acontece aqui nesta Casa”, concluiu Danielle.
A vaga, destinada à ALPB, decorre da aposentadoria do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima, homologada no final de 2024. A indicação de uma mulher para o cargo foi uma reivindicação da bancada feminina da ALPB e teve apoio de ampla maioria dos parlamentares.
Após o governador João Azevêdo fazer a nomeação, o processo segue agora para o Tribunal de Contas do Estado. A corte faz uma nova avaliação dos requisitos e das comprovações apresentadas para a candidatura.