Mesmo durante o isolamento social em combate ao novo coronavírus, o programa ‘Criança Feliz’, do município de Curral de Cima, segue garantindo atendimento às famílias cadastradas. Os instrutores explicam e ensinam atividades por vídeos e, por meio de ligações telefônicas, realizam o atendimento dos usuários. O ‘Criança Feliz’ atende 200 usuários entre crianças de zero a três anos e gestantes que estão inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O objetivo é fortalecer vínculos familiares e estimular o desenvolvimento infantil.
De acordo com a coordenadora do programa, Suellen Fagundes, os atendimentos presenciais e visitas foram suspensos tomando por base decreto municipal. Com isso, a equipe do programa planejou atividades remotas, online, grupos de WhatsApp e contato telefônico, para substituir as visitas e garantir a saúde dos usuários e equipes evitando o contato pessoal.
“O ministério da Cidadania recomendou que fossem realizadas atividades remotas a fim de evitar o contato pessoal, mas que mantivesse os trabalhos, pois eles são essenciais. A equipe tem gravado vídeos, áudios e entrado em contato por telefone com aqueles familiares que possuem esses meios. Mas sabemos que muitos não têm acesso à internet, a telefones e esse é o nosso principal gargalo. Ainda estamos analisando uma forma de como atingir esse público. Precisamos continuar esse acompanhamento, ele é prioridade e fundamental na primeira infância”, destaca Suellen Fagundes.
Leia a íntegra aqui.