Curral de Cima é a 4ª cidade da PB com mais eleitores que habitantes

Município está entre os 27 do Estado com diferenças consideráveis entre eleitores e moradores.

O município de Curral de Cima, no Litoral Norte paraibano, está entre os 27 do Estado que têm mais eleitores do que habitantes. Segundo uma pesquisa de estimativa populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, Curral de Cima é a quarta cidade com diferenças consideráveis entre eleitores e moradores.

- Publicidade -

Veja o ranking:

Cidades Eleitorado Habitantes Diferença
1º – Lastro 4.249 2.718 1.531
2º – Santa Terezinha 5.385 4.562 823
3º – Cajazeirinhas 3.733 3.205 528
4º – Curral de Cima 5.682 5.218 464

Uma das principais justificativas para o número superior de eleitores em comparação ao número de habitantes, é que muitas pessoas acabam se mudando para os centros urbanos em busca de oportunidades, mas não realizam a transferência do local de votação.

“O domicílio eleitoral não pode ser confundido com o domicílio civil, que é aquele domicílio que exige a efetiva residência. O domicílio eleitoral abrange outros vínculos que não a efetiva residência. Então, o cidadão quando vai se alistar pela primeira vez como eleitor, ele pode escolher o local com o qual ele tenha vínculos, sejam afetivos, patrimoniais, laborais, familiares, para ser o domicílio eleitoral dele. Na transferência é que ele precisa da efetiva residência, o Código Eleitoral exige três meses de efetiva residência quando vai transferir. Só que muitos desses eleitores já saíram da cidade, mas se alistaram eleitor enquanto moravam na cidade, porque tem os familiares, algum vínculo com a cidade pelo qual são eleitores”, explicou Vanessa do Egypto, coordenadora da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Segundo Vanessa, é importante manter as informações eleitoras em dia junto a Justiça Eleitoral, pois isso contribui para um melhor trabalho dos Tribunais Regionais e evita o pagamento de multas por parte dos eleitores.

O prazo para regularização de títulos e pedidos de transferências se encerrou em maio. As pessoas com problemas relacionados a processos eleitorais devem procurar as zonas correspondentes. A ausência do voto ou da devida justificativa pode gerar penalidades ao cidadão.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -