Cuidado com pirâmide financeira – por Bruno Cabral

Não existe dinheiro fácil.

Você acha que existe dinheiro fácil? Altos ganhos acima das taxas de rendimentos do mercado? Todos gostariam de ganhar muito e de maneira mais rápida possível. Inclusive você que está lendo esse artigo. São promessas “milagrosas” de altos rendimentos que atraem as pessoas para o esquema de pirâmide financeira.

- Publicidade -

Você já deve ter ouvido falar desse nome ou conhece alguém que já participou e caiu nessa fraude. Empresas como a famosa Telexfree, que deve cerca de 2 bilhões para milhares de pessoas; Bbom que usava um produto apenas para atrair novos sócios, mas na verdade havia todo um esquema por trás. Recentemente, tivemos a Mandala, pelo menos a mais recente que presenciei alguns amigos entrando e perdendo dinheiro. Ano 2017. Onde havia grupos com os elementos da natureza que determinavam as escalas do esquema, como níveis. Há várias outras “empresas” e grupos que praticam essas coisas. Além dessas que citei, você pode conhecer outras. Citei as que ficaram mais famosas depois de suas descobertas de fraude.

Símbolo da Mandala – Foto: Reprodução internet

O esquema é crime contra a economia popular no Brasil pela Lei 1.521/51, artigo 2° inciso IX.  Em diversos países também não é aceita, inclusive nos Estados Unidos onde surgiu. Claro que pelo fato de não haver sustentação no negócio.

COMO FUNCIONA?

Um esquema que promete altos ganhos de maneira exorbitante para as pessoas que entram e recrutam outras pessoas. Quantos mais membros o integrante colocar maiores serão seus ganhos. O dinheiro em que os novos integrantes “investem” no esquema serve de pagamento para os participantes mais antigos. Ou seja, os que estão no topo da pirâmide.

Não há nenhum produto ou serviço e se houver será para camuflar o esquema, pois, a remuneração é fruto da captação de novas pessoas. Que deve ser feita de forma constante, pois quando a captação não continua a pirâmide não se sustenta. Quem entra antes, ou seja, todas as pessoas da base ficam lesadas e perdem dinheiro. Esse é o intuito dos criadores, ganhar dinheiro em cima das pessoas.

FORMAS DE ATRAÇÃO DO ESQUEMA

AMBIÇÃO DAS PESSOAS: Na expectativa de ganhos rápidos e muito rentáveis as pessoas ingressam no esquema. Quanto mais dinheiro é investido maiores são os “ganhos”. Há casos de pessoas que aplicam toda sua reserva ou até seu próprio patrimônio com o sonho da multiplicação.

FALTA DE INFORMAÇÃO: Por não conhecer as armadilhas do esquema e nenhuma informação sobre a empresa ou produto as pessoas acabam entrando com os dois pés e perdendo tudo. A única informação que se tem é da própria pessoa que está indicando. E por ser geralmente um amigo ou parente próximo a vítima acaba confiando. Na verdade, tanto quem indica como quem é indicado estão sendo enganados.

EXEMPLO DE PAGAMENTO: Quem entra primeiro e coloca outras pessoas consegue receber o dinheiro prometido e acaba achando que o negócio vale a pena. Quando procura mais pessoas acaba mostrando seu exemplo, o que ganhou, na ilusão de que o sistema é confiável e lucrativo.

COMO IDENTIFICAR E SE PROTEGER DE UMA PIRÂMIDE FINANCEIRA

As características são:

  • Promessas de altos ganhos como já mencionado. Desconfie de propostas de dinheiro rápido e fácil. Não existe dinheiro sem trabalho. A não ser a renda passiva provinda de investimentos na bolsa e em FIIS. Que não é o caso das pirâmides.
  • Sistema de pirâmide, onde o dinheiro dos novos ingressantes, são usados para remunerar os que estão em cima. Ou seja, renda garantida pela entrada de novos participantes, como uma comissão. Veja bem como funciona o sistema de pagamento para não entrar em furada.
  • Sem nenhum produto ou serviço. Se houver algum produto, a receita nunca vem da sua comercialização ou é usado para uso próprio.
  • Nenhuma informação sobre a empresa.

DIFERENÇA ENTRE PIRÂMIDE FINANCEIRA E MARKETING MULTINIVEL

Como já sabe identificar o esquema de pirâmide que já foi mencionado aqui. Vou mostrar a diferença para empresa de marketing multinível que confundem as pessoas. Na pirâmide a base pagante sustenta os membros acima até quando houver o ingresso de novos investidores. Não havendo novos integrantes, o esquema não se sustenta como qualquer pirâmide e acaba falindo. Os criadores vão embora com o dinheiro e quem entra por último acaba perdendo tudo.

No multinível a forma de pagamento se dá pela venda de produtos ou serviço. Se coloco alguém no negócio comigo recebo a comissão referente à compra de um produto ou de um pacote de produtos que meu indicado irá vender e trabalhar com ele. Para ganhar dinheiro com multinível é preciso trabalhar duro para vender seu produto e formar uma rede de novos parceiros para fazer o negócio junto com você.

A graduação da empresa se dá pelos resultados alcançados pelo integrante somados com a da sua equipe. Levando em conta que se alguém da equipe não fizer, o negócio não prejudica o desenvolvimento do resto do grupo nem de seu líder. Qualquer pessoa que entram antes podem chegar a níveis maiores do que os que já estavam na empresa. Pois a escala vem através de resultados.

Alguém convoca pessoas para fazer parte de sua rede e ambos irão vender os produtos e captar mais pessoas para o negócio. E são remunerados pela empresa por isso. Levando em consideração a quantidade vendida de produtos. Enquanto na pirâmide financeira não é levado em consideração a venda de produtos, apenas distribuição de dinheiro. No marketing há sustentação. Pesquise sobre as empresas desse ramo e sua durabilidade no mercado. Ai você já ver a diferença.

Até a próxima!


Bruno Cabral – Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, é membro do projeto de extensão Universitária da UFPB: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA; também é educador financeiro e palestrante.
REFERÊNCIAS:
Pericia confirma que Bbbom praticava pirâmide financeira. G1, 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/07/pericia-confirma-que-bbom-praticava-piramide-financeira-diz-mpf-go.html. Acesso em: 12 de Jul. de 2021
Polícia Civil investiga nova moda de pirâmide financeira: A Mandala. Hoje Em Dia. 2017. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/pol%C3%ADcia-civil-investiga-nova-moda-da-pir%C3%A2mide-financeira-a-mandala-1.440595. Acessado em: 12 de Jul. de 2021
TELEXFREE, dinheiro confiscado na justiça. ECONOMIA. UOL, 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/30/telexfree-dinheiro-confiscado-justica.ht . Acesso em: 12 de jul. de 2021.
Bruno Cabral
Bruno Cabral
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, é membro do projeto de extensão Universitária da UFPB: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA; também é educador financeiro e palestrante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -