A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB esteve, na manhã da última quinta-feira (27), na cidade de Mataraca, no Litoral Norte paraibano. A equipe visitou a Unidade Mista de Saúde Bom Jesus e constatou que o local não oferece segurança aos pacientes e aos profissionais, tendo sido arrombada por vândalos no final do mês de julho. Além disso, não dispõe de nenhum tipo de atendimento direcionado para pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 dos demais pacientes que procuram a unidade de saúde.
- Publicidade -[adning id="2114"]
De acordo com o CRM-PB, o local não possui respirador e faltam equipamentos, como o eletrocardiograma, outros precisam de manutenção. “A Unidade precisa fazer diversas adequações. Vamos encaminhar nosso relatório ao Departamento de Fiscalização do CRM-PB para averiguar o problema da insegurança para o ato médico e para os pacientes. Além disso, vamos solicitar ao gestor a nomeação imediata de um diretor técnico, adoção de um fluxo bidirecional (separando os suspeitos de Covid dos demais) e a aquisição de um respirador, para estabilização dos pacientes críticos, antes de encaminhá-los a uma unidade de referência”, explicou o conselheiro e membro da Comissão, Bruno de Souza.⠀
O município de Mataraca, com 8,5 mil habitantes, já registrou, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, 209 casos de infecção pelo novo vírus e sete óbitos.