CRM-PB identifica falta de equipamentos necessários em USM de Mataraca

Órgão constatou irregularidades e insegurança para pacientes e profissionais de saúde.

A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB esteve, na manhã da última quinta-feira (27), na cidade de Mataraca, no Litoral Norte paraibano. A equipe visitou a Unidade Mista de Saúde Bom Jesus e constatou que o local não oferece segurança aos pacientes e aos profissionais, tendo sido arrombada por vândalos no final do mês de julho. Além disso, não dispõe de nenhum tipo de atendimento direcionado para pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 dos demais pacientes que procuram a unidade de saúde.

- Publicidade -[adning id="2114"]

De acordo com o CRM-PB, o local não possui respirador e faltam equipamentos, como o eletrocardiograma, outros precisam de manutenção. “A Unidade precisa fazer diversas adequações. Vamos encaminhar nosso relatório ao Departamento de Fiscalização do CRM-PB para averiguar o problema da insegurança para o ato médico e para os pacientes. Além disso, vamos solicitar ao gestor a nomeação imediata de um diretor técnico, adoção de um fluxo bidirecional (separando os suspeitos de Covid dos demais) e a aquisição de um respirador, para estabilização dos pacientes críticos, antes de encaminhá-los a uma unidade de referência”, explicou o conselheiro e membro da Comissão, Bruno de Souza.⠀

O município de Mataraca, com 8,5 mil habitantes, já registrou, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, 209 casos de infecção pelo novo vírus e sete óbitos.

Confira abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB esteve, na manhã desta quinta-feira (27), na cidade de Mataraca, no Litoral Norte paraibano, a 100 km de João Pessoa. A equipe visitou a Unidade Mista de Saúde Bom Jesus e constatou que o local não oferece segurança aos pacientes e aos profissionais do local, tendo sido arrombada no final do mês de julho. Além disso, não dispõe de nenhum tipo de atendimento direcionado para as pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 dos demais pacientes que procuram o local. Não possui respirador e alguns equipamentos, como o eletrocardiograma, precisam de manutenção.⠀ ⠀ “A Unidade precisa fazer diversas adequações. Vamos encaminhar nosso relatório ao Departamento de Fiscalização do CRM-PB para averiguar o problema da insegurança para o ato médico e para os pacientes. Além disso, vamos solicitar ao gestor a nomeação imediata de um diretor técnico, adoção de um fluxo bidirecional (separando os suspeitos de Covid dos demais) e a aquisição de um respirador, para estabilização dos pacientes críticos, antes de encaminhá-los a uma unidade de referência”, explicou o conselheiro e membro da Comissão, Bruno Leandro de Souza.⠀ ⠀ Ele ainda acrescentou que a unidade está passando por uma reforma, com algumas salas sendo pintadas. Também ressaltou que o serviço possui EPIs e medicamentos em quantidade suficiente. Mataraca, com 8,5 mil habitantes, já registrou, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, 209 casos de infecção pelo novo coronavírus e sete óbitos pela Covid-19.

Uma publicação compartilhada por CRM-PB (@crmparaiba) em

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -